ENCONTROS: PRÁTICAS DE CANTO E RETRATOS EM SEAM RIEP
2019
Work in progress com os estudantes do Buterffly Educacional Center, Seam Riep, Camboja.
Work in progress, performance musical, instalação.
Materiais e tamanhos variados.
Durante um mês, Manu Romeiro e Beatriz Bento ofereceram encontros artísticos para crianças e jovens estudantes do Buterffly Educacional Center. Beatriz trabalhou com diversas técnicas enquanto Manu focou na realização e estudo do retrato, assim como, apresentou e praticou a música ocidental no canto coral. Nesse processo, os participantes criaram uma canção coletiva e para a apresentação dessa canção, foram convidados os estudantes da música tradicional cambojana. Paralelamente aos encontros coletivos, Manu realizou retratos de estudantes, seus familiares e também de uma funcionária da escola, a costureira Toch Sreyneang.
Ao fim desse work in progress, foi montada uma instalação composta por trabalhos realizados pelos estudantes nos encontros ministrados por Beatriz Bento, pelos retratos realizados por eles e por Manu, por instrumentos de água e garrafa de vidro construído por eles para a apresentação e instrumentos tradicionais cambojanos. Os participantes atuaram tocando e cantando em formação de coral e Manu esteve presente como regente, com vestimenta por Toch Sreyneang.
Esse processo foi de vivência, partilha e descobertas sobre as diferentes culturas (brasileira, portuguesa, cambojana), vivências essas que ocorreram através do inglês básico, de gestos, ritmos, música e desenho.






abertura ao público - instalação e performance musical

Manu Romeiro, Toch Sreyneang, 2019. Acrílica sobre pano cru, 90 cm x 70 cm.

Manu Romeiro, Hem Putheavid, 2019. Acrílica sobre pano cru, 130 cm x 70 cm.

Manu Romeiro, Chem Phanna, 2019. Acrílica sobre pano cru, 90 cm x 70 cm.
